Our Blog

Álvaro de Aguiar




Um dos pioneiros do Muay Thai no Brasil, o campeão americano e mundial Álvaro de Aguiar introdutor da modalidade na cidade de São Paulo apresenta uma formação esportiva bastante consolidada, sendo também o pioneiro do Full Contact e Kickboxing no Brasil.

No Boxe, começou aos oito anos, por intermédio do pai que era policial do DOPS e treinava na Academia de Kid Jofre situado à Rua Santa Efigênia, pai de Éder Jofre, O Galinho de Ouro.
De tanto acompanhá-lo, iniciou as aulas com o preparador físico Tob que era um dos melhores pugilistas brasileiro na categoria peso palha. É formado pelo Comitê Olímpico Internacional em Boxe Olímpico e se especializando em Boxe Inglês nos Estados Unidos.

Em 1979 iniciou no Muay Thai e em 1982 foi para o Rio de Janeiro dando continuidade no treinamento com Flávio Molina e Wellington Narany, também nesta época organizou a primeira equipe paulista de Muay Thai que lutou contra a equipe do Rio de Janeiro.

Em 1993 foi para os Estados Unidos a fim de se aprimorar em Boxe Inglês treinou em várias academias como: Academia Mike Rourke, LA Boxing, Oscar de la Hoya, também foi para Tijuana, México, treinar na academia de Julio Cesar Chavez, como pesquisador sempre procurou conhecer diferentes estilos para que pudesse aprimorar os seus conhecimentos, nos Estados Unidos em visita a Academia North Hollywood em Los Angeles, Mestre Alvaro de Aguiar foi sparring de Saekson Janjira, e do lendário Coban Lookchaomaesaithong, campeão mundial de Muay Thai.

No mesmo ano participou do Mundial Aberto Tat Mau Wong, realizado na cidade de San Francisco, nos Estados Unidos, sagrando-se campeão.

Na fase competitiva, participou de eventos das seguintes entidades: WKA, WKF, IMTO e WWKP.
Nessa época, fez várias viagens à Tailândia, berço do Muay Thai.

Em 2004, fundou no Brasil a FBMT (Federação Baiana de Muay Thai), com sede em Feira de Santana. A entidade foi a primeira no estado e tem como finalidade promover cursos, reciclagens e campeonatos.
O ídolo sempre teve facilidade para treinar e ensinar diversas modalidades. Fora o Muay Thai, é respeitado na cena do Full Contact, Kickboxing, Taekwondo e Hapkido.

Como treinador, preparou vários campeões, como Luiz Aparecido dos Santos, Adilson “Maguila” Rodrigues, Ailton Pessoa, Milton Bahia, Anderson Sol, Elias Silvério, Julio Quirino, Paulo Chocolate, Nilton Nascimento, Luiz Filipe Vilar, Geronimo dos Santos (Mondragon) e etc.

Mestre Álvaro de Aguiar tem vários alunos formados que juntos desenvolvem projetos sociais nas cidades de Caçapava, Barueri, Osasco entre outras. De 2014 para cá, seus seminários e training camps de Boxe Inglês e Muay Thai têm atraído muitos interessados devido a seus conhecimentos técnicos e experiências em lutas de contato.

Álvaro de Aguiar é especialista em Muay Thai, Boxe Inglês, 5º Dan em Hapkido, hoje ensina em seu centro de treinamento na Health Company Academia, localizada no bairro Santa Cecília, e delegado nacional da Confederação Brasileira de Muay Thai (CBMT). Aos 59 anos, ministra aulas, sendo considerado um grande descobridor de talentos.

Nocelli Academy Designed by R'N OLIVEIRA | Copyright © 2014

Imagens de tema por richcano. Tecnologia do Blogger.